terça-feira, 23 de setembro de 2014

Estrada de Ferro




Era um sonho antigo do povo cearense a construção desta ferrovia século XIX, e em 1872 foi concluído o trecho até Baturité. Dizem que com a grande seca dos 3 anos foi iniciado o resto do trecho rumo ao Crato e lentamente foi entrando na Caatinga Cearense até atingir o seu objetivo a Cidade de Crato em 1926.

Todas as pessoas que dependiam de Fortaleza iam ao encontro com a Ferrovia e lá deixavam os seus animais e procediam ao resto da vigem no trem e a escala ia diminuindo a maneira que o trem avançava.
Estações mais conhecidas: Maracanaú, Guaiúba, Baturité, Capistano, Itapiúna, Quixadá, Estação Prudente, Quixeramobim, Senador Pompeu. O antigo Umaitá, Piquê Carneiro, Acopiara, Iguatu, José de Alencar, Cedro, Arrojado, Lavras, Aurora, Ingazeira, Missão Velha, Juazeiro do Norte e Crato.
As pessoas que viajavam tinham muitas historias para contar desta aventura de 30 horas de viajem, as cidades, as curvas de Pique Carneiro que sempre descarrilava vagões e até virava; o desnível entre Cedro e José de Alencar, onde eram 2 maquinas para poder subir.
E estas cidades até Acopiara vinham para a Feira do Crato para levar todo tipo de frutas das nossas. Seleiro era um vagão disponível só para os feirantes mas esta linha quando estava na atual Acopiara e em1909 a linha foi juntada com a E.F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense – RVC – e imediatamente arrendada a SOUTH AMERICAN RAILWY e em 1915 a RVC passa à administração Federal.
A linha chega a seu ponto máximo em 1926 atingindo a cidade do Crato e este percurso Crato / Juazeiro no dia de sua inauguração é na plataforma da máquina o Padre Cícero acenando com um lenço e benzendo.
A ultima viagem com passageiros foi na década de 80.
Histórico da Linha: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E.F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em  1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorrem a linha Sul supostamente até os anos 1980.

Do Trem para o Metrô de superfície.


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